Suando pra chegar lá!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Verdades e mentiras sobre o chocolate

Mesmo sendo considerado o grande inimigo das dietas, o chocolate continua liderando o ranking dos alimentos mais desejados por homens e mulheres. A informação não surpreende: além de agradar diferentes paladares, ele tem o poder de aliviar o estresse e a ansiedade. "Só devemos maneirar na quantidade, por causa do excesso de açúcar e gordura que ele tem", alerta a nutricionista Daniela Silveira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Confira os principais mitos sobre a guloseima abaixo.
As verdades

- Faz bem à saúde Apesar de calórico, o chocolate contém cálcio, sais minerais, vitaminas A, B, C, D, E e alta concentração de substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento. Ainda ajuda a diminuir os níveis de LDL, considerado o colesterol ruim. - Alivia a TPM Que criatura ansiosa, irritada ou deprimida vai recusar a sensação de prazer e bem-estar que ele proporciona ao estimular o sistema nervoso central? - Emagrece Um pedacinho do amargo, em jejum, reduz o desejo por doces ao longo do dia e acelera o metabolismo, facilitando a perda de peso. - Dá enxaqueca Pessoas sensíveis realmente podem sofrer com a cefaleia, devido à presença de cafeína em sua composição.

As mentiras

- Chocolate faz mal ao coração Só o tipo amargo, se for consumido em excesso. Ele pode entupir os vasos sanguíneos, causando problemas cardíacos. - O diet emagrece Como essa versão tem mais gordura do que a tradicional, tem também mais calorias, e, assim, não emagrece nem em sonho! - Chocolate vicia Não há substância que vicie, o que nos faz pedir bis é o prazer momentâneo que dá. - Dá espinhas Esse problema está mais relacionado com questões hormonais e genéticas.
Fonte: site mdemulher
Foto: reprodução.
Viram? Ele nem é tão vilão assim!
Será que faz mal comer um chocolate ao leite por dia que tenha até 150 calorias dentro de um consumo de 1000 calorias diárias? Será que atrapalha o emagrecimento?
Quase devorei um hoje! Socoooooorro!

2 comentários:

Talita Oliveira disse...

Micha, o batom só tem 66cal e é delícia né? Acho que pode sim comer UM chocolatinho por dia! O problema é que é muuuuuito difícil ficar só com um. Eu estou me aliviando com o amargo! Gosto muuuuito mesmo! E comprei um zero açúcar, zero gordura, e 50% de cacau, da Nestlé que tb era zero sabor hahah, é onda... ele era bonzinho, matou a vontade, só achei muuuuito fino! heehhe

BJs

micha disse...

Adorei a dica Talita, mas acho que vou ficar só com o batom mesmo, porque chocolate amargo e muito fininho não é comigo não!
Beijos!