Suando pra chegar lá!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Efeito sanfona faz mal a saúde



Você está acima do peso, mas não se sente à vontade com isso. Então, decide fazer o sacrifício necessário para emagrecer e deixar o corpo em dia: malha, muda completamente a dieta e, por fim,consegue atingir o peso ideal.
Feliz, você comemora durante alguns meses, quando, de repente, descobre que nada adiantou, porque você recuperou todo o peso perdido e mais algum. (Putz, já passei por isso várias vezes!)
Infelizmente, a história contada acima se repete com cada vez mais frequência, especialmente com as mulheres - maiores vítimas do "efeito sanfona". Mas por quê? De acordo com o neuropsiquiatra Sidney Chioro, especializado em tratamento da obesidade, as pessoas voltam a engordar porque não cortam a causa do sobrepeso, mas apenas o efeito.

Para o médico, nosso corpo pode ser comparado a uma árvore, e a gordura, às folhas. Quando simplesmente podamos a árvore, então os ramos e folhas tendem a crescer com ainda mais força. "Por isso é que, em geral, a pessoa que emagreceu e volta a engordar, engorda até um pouco mais que seu peso inicial", afirma.

Analisando o "efeito sanfona" dessa maneira, Sidney apresenta duas causas principais para o mal: comer por impulso e retenção - quando o intestino não funciona muito bem. A maioria das pessoas que vivem engordando, emagrecendo e engordando novamente comem não pelo prazer dessa ação, e sim por impulso. ( Eu como por prazer, sempre. Quando como alguma coisa muito boa, que gosto muito, mastigo bem devagar e até viro os olhinhos, hahahaha!)
Essa falta de educação alimentar faz com que muita gente ganhe peso rapidamente. Então, como também querem perder os quilinhos a mais depressa, costumam recorrer a dietas da moda para emagrecer. Até conseguem, porém permanecem esbeltas por pouco tempo. Logo voltam a se alimentar do jeito errado, por impulso e com excesso de calorias.

Mesmo quem deu duro para conseguir o "corpo dos sonhos" pode cair na armadilha de voltar aos hábitos de quando estava acima do peso. "O que ocorre é que muitos acham que chegaram ao patamar ideal e podem relaxar na alimentação e nos exercícios físicos", diz o fisiologista e personal trainer Givanildo Holanda Matias, diretor da microfranquia Test Trainer. ( Medo!)
Os problemas para aqueles que vivem no ciclo engorda-emagrece são vários. O "efeito sanfona" vai fazendo a pele ficar flácida. "Com o tempo, aparece celulite e mais tarde, estrias. Então, a pele acaba com aspecto envelhecido e feio", alerta Sidney. Além disso, pessoas obesas são mais propensas a desenvolver males como aumento do colesterol ruim, hipertensão, diabetes, infarto, derrame. ( Socorro!)Sem contar que ficar ganhando e perdendo peso acaba com a autoestima de qualquer um. Assim, sentimentos como a tristeza e insegurança se tornam comuns. Depois de algum tempo, a pessoa tende a ficar desiludida, acreditando que nunca conseguirá permanecer magra, e que, portanto, deve deixar a saúde de lado. ( A maior roubada, e super comum!)
A orientação do neuropsiquiatra é que cada um aprenda a controlar os impulsos. "Já existe um método desenvolvido na França que trabalha com duas técnicas: uma para enfraquecer o impulso de comer e outra pra fazer os rins e intestinos terem eliminação excelente". ( Eu querooooo!)
"A pessoa pode comer o que quiser e vai deixar de comer - o jeito que ela come é o que muda. O magro tem um jeito de comer que o torna magro: comer sem impulso. Quando come pelo impulso, forma pouca saliva, estômago não produz os ácidos direito, intestino funciona mais lento e a pessoa acaba engordando. Quando come pelo prazer verdadeiro, todo o aparelho digestivo funciona super bem, então os excessos vão embora".

Viu só mulherada! Vamos fugir desse vilão!

Beijos

Fonte: Cyberdiet.terra.com.br

8 comentários:

Tatha Talitha disse...

amiga eu tenho tanto medo desse efeito sabe...tem que tomar cuidado

Bjinhos =)

Anônimo disse...

Credo eu ja falo assim, esse negocio de efeito sanfona detona com qualquer organismo,as vezes eu sofro ainda com esse efeito tipo engordo 2 emagreço 3,engordo 3 emagreço 1,agora que to na luta contra esse efeito que todas as mulheres temem,"de nao engordar novamente"
Beijoss e amei seu post!

Unknown disse...

Boa Tarde Amiga
Este efeito além de desagradável é péssimo pra saúde. O bom é quando as pessoas conseguem identificar e se livrar do mal.
Adorei o texto.
Grande Beijo e uma maravilhosa quarta!!!

Larissa Boaventura disse...

O meu caso foi ruim eu era magra, engravidei, engordei logo 25 kg, ai veio estrias, hoje estou na luta pra perder esses quilos que vieram, hoje faltam 10. mas ganhar é super fácil agora perder... muito difícil. beijoss.

Cris Bonfim disse...

oi flooor!
amiga deus me livre dessa sanfona ai...
to de olho aregalados par ficar bem...
adorei seu post...
bjokinhas...
otima tarde de quarta feira

Anônimo disse...

Oi Flor..rs
é muito bom se cuidar mesmo olha
eu não acho que gaste muito não sabe
porque antes eu era loira eu danifiquei meu cabelo todinho e gatava muito dinheiro sem precisão
mas hoje eu gasto mas é um gasto que é bom pra mim pq meu cabelo ja esta quase todo recuperado ..rsrs
flor a mascara de 2 kg é 40,00 reais
a queratina em gel custa 15,00reais
o creme de pentear é 12,00
o shampoo é 18,00 rsrs
ah nem da muito ..rs vale a pena neh flor
bjus querida

Dieta e Prazer - Mey disse...

anotar sempre faz uma diferwença né ....

obrigado pela visitinha

beijinhossss

Talita Oliveira disse...

Eu vou conseguir dessa vez ehhehe e espero não passar por esse efeito chato novamente!

Ótimo post!

BJs